terça-feira, 29 de junho de 2010

AL - Quilombolas estão desabrigados nos municípios de Viçosa e União de Palmares

Data: 24/6/2010

Famílias das comunidades quilombolas de Gurgumba e Muquém, localizadas nos municípios de Viçosa e União dos Palmares, em Alagoas, fazem parte dos desabrigados pelas chuvas que afetaram 21 municípios e deixaram 15 cidades destruídas no Estado. As informações são da Secretaria de Estado da Comunicação. De acordo com a gerente do núcleo quilombolas do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), Berenita Melo, a situação é mais precária em Viçosa, devido à impossibilidade de acesso ao local. Das 30 famílias que fazem parte da comunidade de Gurgumba, dez foram atingidas pelas enchentes e encontram-se isoladas.

As residências foram totalmente destruídas. As pessoas estão alojadas em casas que também não oferecem nenhum tipo de segurança. Eles estão isolados e a dificuldades de acesso ao local está muito grande. Esperamos que os donativos cheguem até eles, disse Berenita.

A situação na comunidade de Muquém, localizada na Terra da Liberdade, União dos Palmares, também é grave. Das 73 casas existentes em Muquém, 50 foram destruídas, 16 danificadas e sete encontram-se rachadas com risco de desabar. Apesar do cenário de destruição, as ajudas começaram a chegar até as famílias atingidas.

Ainda segundo a secretaria, nesta quarta-feira, 23, equipes do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, junto com representantes da Fundação Cultural Palmares em Alagoas distribuíram cestas básicas e água aos remanescentes quilombolas atingidos pela chuva.


Fonte: Tribuna do Norte em 24/06/2010/ Observatorio Quilombola

Jamilly Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário