quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Palestra

Olá pessoal, estou informando a todos que terá uma palestra sobre a antropologia no ponto vista céltico pré-cristão com o professor Marcílios no Ceduc II , sábado (02/10/2010) às 09:30

Melise

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Pet de A a Z dia 29 de Setembro

Na quarta-feira dia 29 de Setembro o PET de A à Z contará com a presença do professor Antônio Gomes da Silva com a palestra intitulada Ilíada, de Homero, Canto I: A Fúria de Aquiles.

Resumo da Apresentação:

A Ilíada, de Homero, é o texto inaugural da literatura escrita no Ocidente. Narra a Ilíada, em linhas gerais, um pequeno intervalo da Guerra de Tróia – também conhecida como Ílion. Mais especificamente, trata a Ilíada da discórdia em que se apartaram Agamémnone, rei dos aqueus, e Aquiles, o maior dos guerreiros. E, claro, das muitas e desastrosas consequências dessa discórdia para os destinos da guerra. Como se constrói a Ilíada? Quais as palavras, quais as imagens de que lança mão o poeta em sua elaboração? Como se estruturam, como se distribuem essas imagens ao longo da narrativa? Que quadro – que quadros – ‘pinta’ Homero pelo emprego dessas imagens? Aqui, voltaremos nossos olhos para o Canto I da Ilíada, para o motivo e para o começo dessa discórdia: a soberba de Agamémnone, a fúria de Aquiles. Qual a história que, já no Canto I, nos conta Homero através das suas múltiplas, vívidas e exuberantes imagens?

Mônica Gomes

domingo, 26 de setembro de 2010

Palestra para dia 06 de outubro

PALESTRA PET DE A a Z PARA O DIA 06 DE OUTUBRO DE 2010.


Angela Maria Metri Tejo

Possui graduação em Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Católica de Pernambuco (1971), especialização em Sociologia Rural pela Universidade Federal da Paraíba (1980), especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Regional do Nordeste (1975), especialização em Planejamento Energético pela Universidade Federal da Paraíba (1985) e mestrado em Sociologia Rural pela Universidade Federal da Paraíba (1999). Atualmente é Professor Assistente 4 da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Integração e descentralização, desenvolvimentismo, liberalismo de mercado.


O TEMA A SER APRESENTADO E DEBATIDO:

Começará por uma exposição rápida do conceito de economia solidária, algumas questões. A seguir, passará para o tema principal de sua apresentação, a economia solidária: mapeamentos dos empreendimentos solidários no cariri curimataú. Buscará uma exposição sobre os limites da pesquisa e problemas na falta de autonomia para realização do projeto desejado pelo grupo.
Uma questão que a expositora vai procurar discutir é se os colegas de pesquisa identificam a dificuldade para realizar a pesquisa de acordo com que o grupo deseja. Os questionários aplicados na pesquisas são determinados por instâncias maiores (ou seja, de cima para baixo) e deste modo são padronizados. Vai procurar discutir a postura do pesquisador, além de mostrar os resultados da pesquisa para o ano de 2007.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

PET de A a Z dia 15 de Setembro




No dia 15 de setembro no PET de A a Z foi realizada a palestra com o professor José Maria de Jesus Izquierdo Villota intitulada "A guerrilha colômbia e os desafios para uma Sociologia do conflito. O professor fez uma pesquisa com pessoas que tiveram ou têm envolvimento com as FARC na Colômbia. O grupo das FARC é formado basicamente por grupos de camponeses envolvidos com as forças armadas que por meio de uma exclusão social, formam um sentido de agir, mecanismos de resistência e afirmação identitária, como afirma o professor, que observa também a partir dessa ação, a formação de um habitus de guerrilheiro nas FARC.


Josileide Carvalho

Oficina: Racismo à Brasileira





Foi realizada nos dias 13 e 15 de setembro na Escola Normal Estadual Padre Emídio Viana Correa a oficina Racismo à Brasileira promovida pelo PET - Antropologia. Nosso objetivo foi instaurar um diálogo com os alunos sobre problemas e questões que tocam temas como discriminação, preconceito e racismo que permeam a realidade social do Brasil. Partimos da reflexão de que no Brasil não se pode ignorar que o país construiu um mito sobre si mesmo que fala especificamente sobre a raça, como bem analisa o antrólogo brasileiro Roberto Da Matta no seu famoso texto "Digressão sobre a fábula das três raças ou o Racismo à Brasileira". Com também utilizamos do aporte histórico desde o período da escravidão até os dias de hoje, e teorias deterministas para explicar a situação social do Brasil, para pensarmos como a fábula das três raças se constitui como uma força cultural que integra idealmente o Brasil.

Josileide Carvalho

PET de A a Z dia 09 de Setembro






Foi realizada no dia 9 de setembro no PET de A a Z a palestra com o professor Maurino de Medeiros abordando o tema o Imaginário dos estudantes da UFCG sobre Direitos Humanos e política. Esse projeto foi fruto da disciplina Democracia e direitos humanos, em que a pesquisa foi mediada por entrevista com alunos da UFCG distribuídos nas áreas humanas, tecnologia e sáude. O objetivo é perceber a opinião dos alunos com relação à questões, tais como: redução da maioridade penal, proteção aos negros, presidiários e homossexuais, cotas para negros nas universidades, discriminalização da maconha, entre outros.


Agradecemos pela participação dos alunos e professor Fábio Machado.

Josileide Carvalho

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

PET de A a Z

Olá Pessoal!
No dia 22/09 teremos no Pet de A a Z o professor Oscar Lira que irá versar sobre Sofistas: a educação pela palavra.
Espero a presença de todos!


Melise Lima

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Próximo PET de A à Z (15/09)

Prof° Jose Maria de Jesus Izquierdo Villota com o tema "A guerrilha Colombia e os desafios para uma sociologia do conflito"

Possui graduação em Teologia pela Pontificia Universidad Javeriana (1994), graduação em Filosofia - Universidad Mariana (1991), mestrado em Teologia Dogmática pela Pontificia Universidad Javeriana (1998) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2006). Lecionou Filosofia, Teologia e Sociologia em diversas universidades da Colômbia. Integrou a Comissão Justicia y Paz, instituição governamental dedicada à defesa dos direitos humanos de vítimas dos grupos armados colombianos. Conferencista em congressos de formação humanística na França, Alemanha, Espanha, Portugal, México, Cuba, Honduras, Nicarágua, Colômbia, Equador, Peru, Venezuela, Chile e Brasil. Atualmente, é professor de teoria sociológica da Universidade Federal de Campina Grande, na Paraíba. Foi membro de Laboratório de Estudos da Violência da Universidade Federal do Ceará e coordenou o Grupo de Trabalho Saúde e Violência da Escola de Saúde Pública do Ceará. É membro da Rede Universitária de Pesquisa sobre a América Latina. Tem diversas publicações científicas e literárias veiculados em livros, jornais e revistas nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Sociologia com ênfase em conflitos e práticas políticas, atuando principalmente nos seguintes temas: conflito, poder, violência, democracia e justiça.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

PET de A à Z

Nesta quarta-feira teremos como convidadO o Professor Maurino de Medeiros abordando o tema O Imaginário dos Estudantes da UFCG sobre Direitos Humanos e Política


PARTICIPE

domingo, 5 de setembro de 2010

Preconceito-França inicia deportação de ciganos à Romênia

França inicia deportação de ciganos à Romênia

Governo espera mandar de volta cerca de 700 imigrantes ilegais nos próximos dias
EFE

Autoridades francesas iniciaram nesta quinta-feira (19) a deportação dos primeiros ciganos que serão enviados à Romênia. Um grupo de 60 deportados decolou de Lyon, no centro-leste, da França rumo a Bucareste, capital romena.

Os ciganos chegaram ao aeroporto sob escolta da polícia a bordo de dois ônibus e depois pegaram um voo regular da companhia romena Blue Air.

Este é o primeiro dos três voos previstos para os próximos dias, segundo anunciou o ministro do Interior, Brice Hortefeux, que explicou que espera que sejam deportados cerca de 700 ciganos em situação irregular.

Os ciganos foram acolhidos por um programa de ajuda para retorno, que consiste em uma passagem de avião e R$ 675 (300 euros) por adulto ou R$ 225 (100 euros) por criança.

O governo francês insiste, portanto, que essas são deportações "voluntárias" de imigrantes em situação irregular que aceitam voltar a seus países.

No entanto, as críticas se multiplicam diante da ofensiva lançada pelas autoridades contra os ciganos, cujos acampamentos são desmantelados por todo o país.

Foi o próprio presidente da França, Nicolas Sarkozy, quem deu a ordem ao governo de esvaziar e destruir em três meses metade das instalações nas quais os imigrantes vivem.

Em menos de um mês, a França já desmantelou mais de 50 acampamentos, o último na manhã desta quinta-feira, em Isère, no sudeste do país.

A Administração regional divulgou comunicado em que informa que cem ciganos foram retirados em operação que "responde às instruções" do ministro do Interior.

Em 2009, 44 voos desse tipo foram organizados e 10 mil romenos e búlgaros foram levados para seus países, segundo as autoridades francesas.

Fonte: www.r7.com

ATT. Jamilly Cunha

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

SELEÇÃO PET-ANTROPOLOGIA

Seja Um Petiano!


NÚMERO DE VAGAS:
02 (DUAS) PARA BOLSISTAS EFETIVOS;
01 (UMA) PARA VOLUNTÁRIO.

REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO:
Estar cursando o 2°, 3° ou 4° semestre do Curso de Ciências Sociais;
Não estar vinculado a nenhum outro Curso de Graduação além de Ciências Sociais;
Ter expectativa de permanecer no PET até a conclusão do Curso de Ciências Sociais;
Não ser bolsista de qualquer outro programa;
Apresentar Coeficiente de Rendimento Escolar maios ou igual a 6,0;
Ter disponibilidade para dedicar vinte horas semanais às atividades do Programa PET-Antropologia.


CALENDÁRIO DA SELEÇÃO:
Inscrições: de 06 a 24 de setembro de 2010, na Secretaria da Unidade Acadêmica de Sociologia e Antropologia;
Realização da Prova Teórica: 28 de setembro de 2010 – Segunda-feira às 8:00h.
Divulgação da escala de entrevistas: dia 29 de setembro de 2010 – Terça-feira, das 8:30 às 11:30 horas e das 14:30 às 18:00 horas, na sala do PET-Antropologia;
Divulgação dos resultados: dia 30 de setembro de 2010.



SUGESTÃO BIBLIOGRÁFICA
- LAPLANTINE, François. Aprender Antropologia. São Paulo, Brasiliense, 1988. Pág. 37-92.
- LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Zahar. 1° parte.
- ROCHA, Everardo. O que é Etnocentrismo. São Paulo, Brasiliense, 1994.