domingo, 27 de fevereiro de 2011

Primeira mulher indígena a virar militar no Brasil

Depois de passar fome, Waiãpi é a primeira mulher indígena a virar militar no Brasil
Fabíola Ortiz
Do interior da floresta amazônica, aos 14 anos, ela resolveu ir para a cidade, mendigou e passou fome, aprendeu a ler e foi condecorada com diversas medalhas de literatura. Estudou artes, foi atleta, virou fisioterapeuta e cursa hoje a terceira graduação em saúde. Essa é a trajetória de Silvia Nobre Waiãpi que, aos 35 anos, tornou-se a primeira militar indígena a integrar as Forças Armadas no Brasil, no último dia 3 de fevereiro.

A índia disputou uma vaga com 5.000 candidatos e foi aprovada com uma das melhores pontuações no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Rio de Janeiro, onde concluiu o treinamento e hoje serve no Hospital Central do Exército como aspirante. Depois de seis meses, será promovida a 2º tenente.

Fabíola Ortiz
retirado:www.uol.com.br

Att. Jamilly Cunha

2 comentários:

  1. Com mais de 500 anos nosso país... e agora e que temos uma militar indígena, onde temos que lembrar que eles é que foram a resistência do nosso povo contra os desmandos de Portugal que retrata uma colonização onde nenhum tiro foi disparado, pensemos será que foi assim?

    Gladia

    ResponderExcluir
  2. Mais do que relembrarmos a trajetória de cada povo indígena no Brasil é preciso destacar a trajetória desta índia, por quais processos de choques e de violência ela foi vitimada e questionarmos a causa de tanta sofrimento e marginalização numa sociedade que se diz mestiço e sem racismo,
    É preciso debater a causa que provoca que algumas etnias tenham que passar por certos desafios para se colocarem em um patamar de igualdade com a maioria ...

    Érika Alves

    ResponderExcluir