quinta-feira, 31 de março de 2011

PET DE A A Z- 31 DE MARÇO


Excepcionalmente hoje, o PET de A a Z acontecerá na sala AB100, o horário continua o mesmo, ầs 14h. Portanto, não deixe de participar desse evento, além de contarmos com a ilustre presença do Prof. de Filosofia Eberth Santos, o nosso evento é uma ótima oportunidade para os alunos conhecerem as linhas de pesquisas do nosso curso, e até criar afinidades com os nossos professores, já que muitos só ministram disciplinas no final do curso, ou até existem aqueles que não dão aula para ciências sociais, mas para os outros cursos.


O tema da nossa palestra será baseada na obra de Freud "Totem e Tabu", veja um breve resumo abaixo:

Em nossa apresentação, buscaremos considerar rapidamente alguns elementos relativos à interdição do incesto como nos são apresentados em Totem e Tabu, assim como em outros textos de Freud que também possuem certo enfoque social e antropológico. Com essa exposição, esperamos criar a oportunidade de uma discussão a respeito das contribuições mútuas entre a Psicanálise e a Antropologia, para a compreensão da originária formação dos princípios que envolvem as relações mais fundamentais entre os indivíduos em seu convívio social.


Att. Jamilly Cunha

2 comentários:

  1. O tema é mais do que interessante, só temos a ganhar nesta participação do professor Eberth

    ResponderExcluir
  2. Palestra muito interessante...
    O professor Eberth, apresentou questões muito relevantes sobre Totem e Tabu de Freud, assim como apontou alguns pontos principais de seu pensamento.
    Isto fez com que vários questionamentos fossem levantados, e consequentimente o interesse em conhecer um pouco mais sobre o pensamento Freudiano foi despertado...
    Nós alunos do curso de Ciências Socias esperamos ter mais uma oportunidade para aprofundar-se neste pensamento...

    ResponderExcluir