
" Cura Religiosa Como Expressão de Hibridismo Cultural no Meio Rural Paraibano"
com a Professora Conceição Oosterhout
"A apresentação tem como foco central situar algumas experiências de cura religiosa identificadas no Catolicismo Popular, no meio rural paraibano com destaque especial às modalidades que caracterizam a cura nessa região. O objetivo é introduzir alguns elementos que apresentam uma compreensão da cura religiosa baseada em expressões de hibridismo cultural nas experiências dos envolvidos. A intenção é, também, despertar ou alimentar o interesse entre os estudantes das Ciências Sociais pela temática em questão.
Entre essas modalidades constam: o papel de curadores em que a aquisição do dom para a cura ocorreu por intermédio de continuidade ou transmissão por parte de um ancestral familiar; a cura pela devoção, envolvendo a pessoa devota e um Santo protetor ou as almas santas e, ainda, experiências de cura numa perspectiva holístico-religiosa, desenvolvida por um grupo de irmãs católicas.
Por fim pretendemos destacar que as experiências que se desenvolvem no âmbito da cura religiosa vão além da “cura do corpo” - atingem campos distintos, locais, práticas, dádivas e reciprocidades múltiplas que nos permitem compreender a cura religiosa também como uma cura social por seu dinamismo e repercussão nas condições de vida e formas de convivência do público envolvido.
O estudo se baseia, em parte, em pesquisa realizada no período de 2006 a 2010 para tese de doutoramento."
Nenhum comentário:
Postar um comentário