quarta-feira, 28 de março de 2012

PET de A a Z - 03 de Abril

A Igreja na pós–modernidade: CEBs, poder e participação


com o  Prof.º Dr. Jomar Ricardo Silva


SOBRE A OBRA:

A palestra se baseia no livro, onde se busca analisar as relações dos animadores das Comunidades Eclesiais de Base com os partidos políticos, sindicatos, ONGs e associações de agricultores. O período em questão se situa a partir da formação das comunidades em 1987 até o ano de 1997, ano em que se desenvolveu a pesquisa, em dois municípios da Paraíba. Traçamos uma trajetória dos animadores com as motivações familiares que forjam em suas ações a vocação para posterior ingresso na comunidade de base na condição de animador e agente de pastoral.  
Nas CEBs vão encontrar uma base religiosa fincada na Teologia da Libertação que possibilitará o vínculo com os movimentos sociais e partidos políticos. Entre a família e os movimentos sociais reside as CEBs, construída com uma concepção religiosa, mas permeada de relações de poder entre os animadores e entre estes e os agentes de pastoral. 

SOBRE O AUTOR:

O autor é graduado em História, Mestre em sociologia pela UFPB Campus I, Doutor em Educação pela UFRN. Professor da UEPB e coordenador da Especialização em História e Cultura Afro-Brasileira. Publicou “A educação da mulher em Lima Barreto”, EDUEPB e “A Igreja na pós–modernidade: CEBs, poder e participação”, Editora Universitária da UFPB.

Local: UFCG, Sala 15
Horário: 14:00h

Durante a palestra:












Nenhum comentário:

Postar um comentário