sexta-feira, 5 de abril de 2013

"Afro Retratos", projeto de exposição contemplado pelo II Prêmio Nacional Expressões Culturais Afro-Brasileiras


A exposição "Afro Retratos", da artista Renata Felinto. São 12 pinturas nas quais a artista se utiliza de sua própria face, para pintar retratos de mulheres africanas (especificamente de etnias que se encontram no território de Angola); asiáticas (chinesa, japonesa e indiana); americanas (grupos indígenas) e europeias (alemã, russa e portuguesa). Vejam abaixo a demonstração de tal colocação.

A artista está retratando e refletindo sobre a mulher negra e sua identidade que pode ser múltipla, do ponto de vista de um mundo globalizado, que tanto incorpora os valores ancestrais negro-africanos, quanto se influencia e se transforma a partir do contato e formação advindas de outras perspectivas culturais.

Segue aqui a imagem que apresenta a artista Renata Felinto se autorretratando como uma espanhola.




Este autorretrato é da fase européia de "Afro Retratos". Símbolos da cultura espanhola aparecem na obra como a vestimenta e os adereços que adornam a mulher, um detalhe de uma das obras arquitetônicas de Gaudí, o touro de Pablo Picasso e outros. Observe abaixo os detalhes da obra.






As impressões de Leno Silva acerca da Exposição "Afro Retratos"

Conheci a Renata Felinto em 2004, no Museu Afro Brasil, onde ela integrava a equipe de monitores educacionais e, entre outras atividades, revelava para os visitantes o que havia de história e de informação em cada uma das obras de arte expostas.
Desde então a reencontrei em diversas situações e sempre notei as suas transformações. A jovem monitora é, hoje, uma artista plástica talentosa, e que sabe exatamente qual o tratamento e o espaço social que ela quer dar ao seu trabalho. 
Por isso, não foi surpresa constatar a qualidade dos seus "Afros Retratos", um conjunto de doze pinturas constituídas a partir da observação e da pesquisa de imagens de diversos grupos étnicos: do território de Angola, asiáticas, americanas, e europeias.
Segundo Alexandre Araújo Bispo, curador da exposição, “Renata Felinto atualiza por meio de uma espetacularidade cromática a potência do rosto feminino de fenótipo afro, manipulando um imaginário social que tende a reduzir as culturas africanas e afro-brasileiras à alegria barroco-carnavalesca. Mas, para além da beleza plástica de suas atraentes figuras o que se investiga são as possibilidades de muitas mulheres em uma só”.
Algumas imagens das pinturas da série "Afro Retratos"















A artista Renata Felinto

Nasceu em São Paulo, Brasil, é bacharel e licenciada em Artes Plásticas e mestre e doutoranda pelo Instituto de Artes da UNESP. Desenvolve pesquisa acerca da produção em artes visuais de negros e mestiços brasileiros e o pensamento estético crítico acerca da história deste segmento populacional. Atua como artista plástica, fotógrafa, pesquisadora e educadora a partir de sua empresa Cubo Preto Ensino de Arte e Cultura, por meio da qual vem desenvolvendo cursos, palestras e exposições que objetivam dar visibilidade à produção de artistas afrodescendentes".




Fonte:

Por:
Carolina Albuquerque

Nenhum comentário:

Postar um comentário