quarta-feira, 10 de julho de 2013

MINICURSO: “LÚCIA E IRENE: DA FLOR AO FRUTO”



Este minicurso se propõe a discutir como a temática da prostituição feminina é abordada nas obras: Lucíola de José de Alencar e O vôo da guará vermelha de Maria Valéria Rezende, a partir da reflexão em torno das personagens Lúcia e Irene, protagonistas dos respectivos romances, tendo em vista os contextos de produção, circulação e consumo dessas obras. A maneira como a temática da prostituição feminina é abordada nessas obras literárias, tendo em vista contextos de produção, circulação e consumo específicos – enquanto O voo a guará vermelha é uma obra contemporânea, Lucíola representa o romantismo brasileiro -, contribui para percebermos o modo como a mulher também é vista pela sociedade, nas diversas épocas e exercendo os papéis que a sociedade lhe impõe. Nesse sentido, compreendemos a dicotomia que permeia a condição feminina ao longo da história: “a mulher flor e a mulher fruto”, como sendo um fator cultural que pode ou não ser constado a partir da análise das obras selecionadas.

II – OBJETIVO: compreender como a temática da prostituição feminina é abordada nas obras: Lucíola de José de Alencar e O vôo da guará vermelha de Maria Valéria Rezende, a partir da reflexão em torno das personagens Lúcia e Irene, protagonistas dos respectivos romances, tendo em vista os contextos de produção, circulação e consumo dessas obras.

III – CONTEÚDO: personagem do romance; mulher: cultura e representação; prostituição feminina.

VI - METODOLOGIA:

A apresentação expositivo-dialogada do conteúdo se fará por meio da utilização de material didático impresso e de multimídia, acessível aos participantes.

O minicurso será desenvolvido em três encontros. O primeiro encontro abordará aspectos teóricos que fundamentam as análises das obras selecionadas. Já o segundo encontro, destina-se à leitura de trechos do romance Lucíola, a fim de traçarmos um perfil da personagem central da obra, Lúcia, que colabore para a reflexão acerca da condição da mulher do século XIX.  Por fim, o terceiro encontro será destinado à apreciação de trechos da obra O vôo da guará vermelha, com ênfase na personagem  Irene, a fim de estabelecer possíveis comparações entre as personagens analisadas.

PALESTRANTE: Francy Izabelly  Macedo ( http://lattes.cnpq.br/3510343409290584)

Datas: 19/07; 26/07 ; 02/08
Horário: 14:00 às 16:00
Local: Sala 15 – Hall das Placas


Sobre as inscrições:
Aos que se  interessarem,  enviem seus dados (nome, telefone, curso, nome da instituição no qual estão vinculados e e-mail) para o seguinte e-mail: petantropologia@yahoo.com.br - A inscrição é gratuita.

Postado por: Carolina Albuquerque

3 comentários:

  1. Como faz para se inscrever?

    ResponderExcluir
  2. Gente acho que o endereço de email está faltando a letra O depois do P, por isso algumas pessoas tentaram se inscrever e estava dando erro.

    ResponderExcluir