"O tempo dos Martim: apontamentos sobre uma temporalidade camponesa"
com a Professora: Verena Sevá
O tempo, desde uma perspectiva antropológica, é uma forma de marcação da vida social constituída numa relação indissociável entre eventos naturais e práticas sociais. Nesse sentido, ao considerarmos a diversidade de formas societárias, deparamo-nos com uma heterogeneidade de formas de notação temporal, o que nos permite pensar para além de um tempo e de uma temporalidade universal.
Inserindo-me nesse debate, minha proposta é pensar a configuração do tempo num contexto camponês – os Martim -, onde as práticas sociais estão fortemente relacionadas à mobilidade espacial de seus habitantes.
Sobre a palestrante:
Possui doutorado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É professora adjunta da Unidade Acadêmica de Ciências Sociais da Universidade Federal de Campina Grande desde outubro de 2011. Tem experiência nas áreas da Antropologia e Sociologia, com pesquisas versando sobre os temas: campesinato, territorialidade, mobilidade espacial, redes sociais, trocas, relações de gênero e geracional . Desde 2007 é editora da revista Ruris - publicação do Centro de Estudos Rurais (Ceres), ligado ao IFCH/Unicamp.
Durante a palestra:
Horário: 1400 h às 16:00 h
Local: Sala 15 - Hall das Placas
Postado por: Carolina Albuquerque
Nenhum comentário:
Postar um comentário