quarta-feira, 10 de março de 2010

ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Atividade de Ensino

As atividades de Ensino objetivam fundamentalmente trazer para o espaço acadêmico uma série de discussões em torno das noções de raça, racismo, minoria étnica, grupo étnico, direito diferenciado e políticas sociais. A idéia central é demonstrar o modo pelo qual as categorias raciais se tornaram centrais para a construção da Nação brasileira. E como se plasmou o mito de uma democracia racial, onde poderíamos servir como exemplo de uma sociedade não racista. Pensar as demandas sociais e a interlocução construída com a antropologia é uma maneira bastante eficiente de tornar o aprendizado mais rico e eficiente, além de obrigatoriamente instaurar uma discussão sobre a relação entre a prática antropológica e o compromisso ético. Espera-se com esse conjunto de discussões promover um maior e aprofundado conhecimento sobre a nossa realidade local, fomentando no aluno do Curso de Ciências Sociais e no petiano um sentimento e compromisso com a construção de uma sociedade plural e mais justa, tanto em termos analíticos, como práticos.

Atividade de Pesquisa

As atividades de Pesquisa podem ser pensadas como uma extensão ou continuidade das atividades de Ensino; espera-se que o cumprimento da indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão, como define o Manual de Orientações Básicas do PET, seja efetivamente satisfeitas pelas atividades de pesquisa a serem realizadas pelos petianos. O PET-Antropologia pretende realizar pesquisas de caráter coletivo nos aspectos interdisciplinar e multidisciplinar, e essa natureza de pesquisas científicas é extremamente pertinente para o Programa PET, uma vez que pretende ser interdisciplinar, multidisciplinar e agente multiplicador do conhecimento.


Atividade de Extensão

As cinco atividades de extensão têm como primeira intenção levar os petianos a produzir uma monografia ou um artigo científico, como resultado das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no Programa PET. Concluídas as monografias ou artigos, os petianos a apresentam em sessão pública para a comunidade universitária e se submetem as argüições de um professor debatedor. Como foi proposto como segunda atividade os alunos do PET – Antropologia (bolsistas e voluntários) constroem um espaço de interlocução, aberto à comunidade universitária, no qual é possível apresentar a produção realizada e colher valiosas sugestões. O calendário depende da organização do evento. Tem se realizado sempre no segundo semestre do ano. Para uma terceira atividade o PET- Antropologia realizará no mês de agosto de 2010 uma Oficina de Trabalho na Escola Estadual Normal Padre Emídio Vianna, em Campina Grande. A idéia é levar para o ambiente escolar, especialmente aquele que é voltado para a formação de professores, parte da discussão instaurada no primeiro semestre, sobre a questão racial e as demandas sociais. Para a quarta atividade já no quinto ano consecutivo o PET-Antropologia irá participar da organização e realização do V Seminário Multidisciplinar sobre Diabetes. Falta ainda as definições sobre o tema principal do evento, data e local. No entanto, já é certa a parceria do PET e a organização de uma palestra ou mesa-redonda sobre um tema ainda a ser definido. E como proposta de nossa quinta atividade como parceria com o NEAB-Í da UEPB - Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas. Tendo em vista as pesquisas que são realizadas nos dois grupos. Provavelmente, quando da comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra, realizaremos um evento com mesa-redonda, palestra, grupo de trabalho e apresentação de capoeira.

Um comentário: