quarta-feira, 16 de junho de 2010

Pesquisa mostra número de faltas dos deputados federais da PB

A Organização Não Governamental Transparência Brasil publicou nesta quarta-feira (15) um levantamento sobre os deputados federais mais faltosos do país. A entidade lembrou que um estudante é reprovado quando falta mais de 25% de suas aulas e que se a mesma regra valesse para os parlamentares 55 deles seriam reprovados. O deputado federal Marcondes Gadelha (PSC) é o único da Paraíba.

De acordo com os dados da Transparência Brasil, Marcondes tem 105 faltas justificadas e 50 não justificadas (de um total de 590 sessões). O período registrado foi entre fevereiro de 2007 e maio de 2010 e Marcondes faltou 26% das sessões realizadas neste tempo.

Os campeões de faltas, contudo, ficam muito além da marca do paraibano. Os maranhenses Zé Vieira (PR) e Nice Lobão (DEM) faltaram respectivamente 63% e 62% das sessões. Jáder Barbalho, do PMDB paraense, fecha o “pódio de faltosos” com 57% de ausências.

Dentre os paraibanos, Marcondes é o único que ultrapassa a marca de 25% de faltas e ocupa a 54ª colocação no ranking de mais faltosos do parlamento brasileiro.

Por outro lado, o deputado capixaba Manato (PDT) é o único parlamentar brasileiro que neste período não faltou uma única sessão. Entre os paraibanos, quem menos faltou foi Armando Abílio (PTB), que registra 27 faltas justificadas e uma falta não justificada.

Veja o número de faltas de cada deputado federal paraibano:
Nome (partido)
Faltas
Marcondes Gadelha (PSC) 26%
Wilson Braga (PMDB) 24%
Rômulo Gouveia (PSDB) 22%
Efraim Filho (DEM) 21%
Wellington Roberto (PR) 17%
Vital Filho (PMDB) 17%
Manoel Júnior (PMDB) 16%
Damião Feliciano (PDT) 12%
Wilson Santiago (PMDB) 10%
Luiz Couto (PT) 5%
Major Fábio (DEM) 5%
Armando Abílio (PTB) 5%

Phelipe Caldas
http://www.paraiba1.com.br/Noticia

Jamilly Cunha

Um comentário: