quinta-feira, 17 de junho de 2010

Audiência questiona governo por violência contra negros

O governador, o secretário de Segurança Pública e o Comandante Geral da Polícia Militar devem prestar contas sobre a violência contra negros no estado de São Paulo. Essas autoridades foram convocadas para uma Audiência Pública a ser realizada nesta quarta-feira (9), às 14 horas, pela Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP).

Segundo o integrante da Uneafro Brasil (União de Núcleos de Educação Popular para Negras/os e Classe Trabalhadora), Douglas Belchior, a Audiência é resultado de uma série de mobilizações iniciada em novembro de 2009 com a ocupação do prédio da Secretaria de Justiça e intensificada em 13 de maio, após o assassinato de dois motoboys negros.

“A gente espera que eles estejam presentes para que possamos fazer um bom debate e olhar nos olhos dos assassinos para dizer que não vamos nos calar diante das atrocidades. Agora, não tenha dúvida de que uma recusa ao convite é uma forma covarde de assumir a culpa.”

Belchior acredita que a iniciativa aproximou o movimento negro de movimentos urbanos, camponeses e indígenas.

“Já há algum resultado positivo nessa iniciativa, que é a mobilização dessas organizações em torno de uma luta comum. Que, aliás, é uma luta importante para a nossa vida. Afinal de contas, é lutar contra a opressão violenta de um Estado assassino que tem como alvo preferencial a juventude negra.”

Na última semana, a Organização das Nações Unidas (ONU) demonstrou preocupação com o crescimento do número de execuções sumárias no Brasil. Os estados do Rio de Janeiro e São Paulo registraram juntos – entre os anos de 2003 e 2009 – mais de 11 mil assassinados nos conhecidos casos de resistência seguida de morte.

De São Paulo, da Radioagência NP, Jorge Américo.



ASS;Melise Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário