terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Tradição e modernidade no carnaval


Cerca de 20 blocos se apresentam durante nas ruas da cidade, acompanhados de bandas de percussão com instrumentos típicos como o “mocho”, atraindo turistas, curiosos e moradores
O Carnaval de Santo Antônio de Leverger preserva todos os conteúdos e a criatividade da cultura ribeirinha e pantaneira. “Boi-a-serra, Siriri, Cururu” e tradições folclóricas como “Mãe D’água, Pé de Garrafa, Negrinho D’água, Mãe do Morro, Boitatá, Ema, Cavalo”, representados de forma alegórica no carnaval que mistura tradição e modernidade.
Cerca de 20 blocos se apresentam durante o dia nas ruas da cidade, acompanhados de bandas de percussão com instrumentos típicos como o “mocho”, o que acaba atraindo turistas, curiosos e moradores para a apreciação das apresentações populares. À noite saem os três blocos principais da cidade “Os Garanhões da Madrugada”, “Seu….que Brilha”, e “Pêlo meu Saco.”
O Carnaval de Santo Antônio de Leverger reúne a cada ano milhares de foliões graças aos investimentos em infra-estrutura e principalmente segurança. Este ano a expectativa é reunir cerca de 100 mil foliões. O evento é um importante gerador de renda para o município com a criação de mais de dois mil empregos diretos.
“Só o nosso Bloco, Os Garanhões da Madrugada, gera a cada ano 500 empregos diretos, entre músicos, seguranças, dançarinos, apoio técnico, pessoas que trabalham nos restaurantes e bares da nossa concentração”, garante Didi Padilha, dos Garanhões. Ele destaca que muitas famílias procuram o bloco para trabalhar ou montar um negócio, fomentando a economia da cidade.
A cidade tem a maior concentração de contingente populacional do Centro-Oeste em blocos de rua, documentado pelo IBGE e Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, Ministério da Cultura, Secretaria de Estado de Cultura do Estado de Mato Grosso.
Nesse cenário destaca-se o Bloco carnavalesco “Os Garanhões da Madrugada” que, através de seus 17 anos de existência, vem fomentando o valioso patrimônio Cultural de forma a buscar sua preservação. Todos os anos grupos de Siriri e Cururu se apresentam no bloco unindo a tradição com o carnaval moderno realizado pelo Bloco.
“Uma de nossas maiores expressões culturais é o povo nas ruas, brincando carnaval, e é nesse ritmo de folia o que o nosso bloco nasceu, reunindo milhares de pessoas em cinco dias de folia desde 1995”, destaca Allan Benitez, diretor do Garanhões. (com assessoria)

Da Redação – Diário de Cuiabá
Postado por Érika 

Nenhum comentário:

Postar um comentário