quarta-feira, 13 de março de 2013

PET indica: O Enigma de Kasper House



Jeder für sich und Gott gegen alle (no Brasil e em Portugal, O Enigma de Kaspar Hauser) é um filme alemão ocidental de 1974, um dos mais celebrados do direto Werner Herzogr. O trabalho, cujo título significa, em tradução literal, "cada um por si e Deus contra todos" narra a história de Kasper Hauser, uma criança abandonada envolta em mistério, encontrada na  Alemanha Ocidental do século XIX, com alegadas ligações à família real de Baden. O filme fez parte da competição para a Palma de Ouro Festival de Cannes 1975 no, onde ganhou três prêmios.
Kaspar Hauser, desde a mais tenra idade, foi privado do convívio social. A partir daí sua triste trajetória nos aponta muitos resultados obtidos por sua privação cultural, pelo não desenvolvimento de sua linguagem. O fato de ter vivido muito tempo isolado de outras pessoas (até mesmo seu alimento era deixado à noite, quando dormia) trouxe-lhe  consequências em sua formação como sujeito, como indivíduo.
Quando Kaspar é retirado do cativeiro, e mesmo muito tempo depois, já com a linguagem desenvolvida, é possível perceber através de seu olhar atônito, o espanto, o estranhamento frente à paisagem, frente às pessoas e suas reações.
Por meio do filme podemos fazer uma reflexão sobre o papel da cultura e da linguagem em vários aspectos. Para Kaspar Hauser todas as frases são vazias de significado porque não viveu e experiência da linguagem nas relações intersubjetivas. A única exceção a princípio era a palavra cavalo que, para ele, tinha algum significado porque um cavalinho de madeira era sua única companhia no cativeiro. 
Algumas imagens do filme:



O filme:


Fontes:
http://www.youtube.com/watch?v=9bnug0gS2wQ
http://sociologiadodireitounesp.blogspot.com.br/2012/05/fato-social-em-o-enigma-de-kaspar.html
http://contextoshistoricos.blogspot.com.br/2012/05/analise-do-filme-o-enigma-de-kaspar.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Enigma_de_Kaspar_Hauser

Por: Carolina Albuquerque


Nenhum comentário:

Postar um comentário